terça-feira, 31 de maio de 2011

Estudar é preciso.

Definindo personalidades e comportamentos desejados pelas organizações/empresas para contratação de um Gerente/Supervisor


Personalidade e Comportamento

 De acordo com o Dicionário Priberam, a personalidade é um caráter ou qualidade próprias de uma pessoa. Podemos destacar que ela determina os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único de cada indivíduo.

Já o comportamento deve ser visto como um aspecto constitutivo da espécie humana e como uma relação entre organismo e ambiente. É um conjunto de reações adquiridas através dos estímulos vivenciados. Sobretudo como estamos focados em comportamentos desejados para ser um Gerente/Supervisor de excelência, devemos levar em conta o Comportamento Organizacional, o qual se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas instituições e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

Perfil ideal para alcançar a Gerência/Supervisão

Durante os últimos séculos as organizações sofreram muitas transformações que afetaram diretamente o perfil dos líderes empresariais.
As atuais empresas conscientizaram-se da necessidade na busca e na adoção de mudanças qualitativas no que tradicionalmente se esperava de um funcionário em termos de conhecimentos, habilidades, atitudes, na postura mais participativa, de forma a incentivar o envolvimento dos mesmos no comprometimento com as metas e objetivos organizacionais.

Supervisão Tradicional
Supervisão Moderna
Imposição e autoritarismo
Aberto às negociações e flexível
Aponta erros, aplica sanções, faz críticas destrutivas
Age buscando soluções dos problemas junto aos supervisionados
Posto de prestígio a cargo de uma só pessoa
Função exercida em equipe

Atua de modo igual para todos
Adaptada às diferenças individuais
Não dá oportunidade de desenvolvimento
individual nem profissional aos supervisionados
Promove o desenvolvimento individual e
profissional dos supervisionados



Pontos relevantes

É notório que as empresas estão em busca de profissionais qualificados que além do conhecimento específico de sua área de atuação, também possuam conhecimentos gerais, podendo trabalhar em qualquer área da referida empresa. Para tanto, são imprescindíveis certos conhecimentos estratégicos, como: visão sistêmica de empresa, capacidade de liderança, dinamismo, ética profissional, iniciativa, capacidade de realização, flexibilidade e criatividade, facilidade de tratar com os clientes, atitude e comprometimento com o serviço.

Acima de qualquer qualificação técnica, comportamental e de liderança, a outra exigência é ter capacitação e iniciativa para processos de tomada de decisões, pois num mercado de rápidas mudanças e altamente competitivo, o indivíduo deve enxergar oportunidades onde antes só se viam problemas. Possuir uma rápida adaptação frente às mudanças, ou seja, ser aberto a novas idéias, adaptando-se continuamente às habilidades como uma matéria de rotina, saber trabalhar em equipe e ser tolerante e ter habilidade para motivar e persuadir outras pessoas.

É primordial que o funcionário tenha conhecimento sobre as oportunidades profissionais que a organização pode lhe oferecer e se as mesmas estão dentro do que o mesmo almeja em termos de crescimento profissional. Cada vez mais o profissional deve assumir a postura de gerenciador de sua própria carreira, dando relevância ao autodesenvolvimento, à autocrítica e à auto-educação.

Não basta ser apenas competente, é preciso ir além e surpreender sempre.

Perfil individual

Após analise da pesquisa desenvolvida neste grupo de estudo, achamos por bem utilizarmos o resultado obtido através do teste de personalidade do Dr. Phil, que revela observações comportamentais de cada participante.

Alexandre e Lídia Franklin: Obtiveram 43 e 41 pontos respectivamente. (41 a 50 pontos): Os outros te vêem como alguém alegre, animado, charmoso, divertido, prático, e sempre interessante, alguém que está constantemente no centro de atenções, mas suficientemente bem equilibrado para não deixar isso subir à sua cabeça. Eles também te vêem como amável, compreensível, alguém que sempre os anima e os ajuda.)

Eunice Franklin: 35 (31 a 40 pontos): Os outros te vêem como alguém sensível, cauteloso, prático cuidadoso. Te vêem como inteligente, talentoso, mas modesto. Não uma pessoa que faz amigos muito rápido e fácil, mas alguém extremamente leal aos amigos que você faz e que você espera a mesma lealdade. Aqueles que realmente te conhecem percebem que é difícil abalar sua confiança em amigos, mas também que leva um bom tempo para recuperá-la, se esta confiança se acaba.)

Obs.: Todos os componentes admitem a compatibilidade comportamental revelados pelo teste do Dr. Phil.

Educand@s do curso Téc. em Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário