segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Acre...dito!

   Muitos não acreditam no potencial que Capixaba possui para se desenvolver. Eu busco a ilha desconhecida deste município, acredito nos investimentos industriais que já existem e nos que estão por vir.
Alcool verde grupo farias em Capixaba.
Hoje no município temos a madereira Ouro branco que exporta madeiras para outros países, temos os pequenos, médios e grandes empreendedores e também a empresa Alcool Verde, todos eles são responsáveis por empregar inúmeras pessoas neste município.Aquecendo os comércios locais e  gerando um maior capital no povo capixabense.

Na rota do conhecimento.



   No mês de abril deste ano os professores da rede municipal e estadual, estarão concluindo quatro cursos de graduação. São eles geografia, história,biologia, matemática e letras. Um programa, oferecido pelo governo do estado do acre,  que consiste na qualificação profissional  dos mesmo. Capixaba só tem a ganhar com mais essas pessoas formadas, que estarão contribuindo significativamente com o crescimento educacional do município de Capixaba.
Escola Municipal São Francisco zona rural Capixaba.
   Com uma educação de qualidade é possível se obter uma sociedade mais justa e igualitária...Parabéns a todos e sucesso nesta caminhada. Que os conhecimentos obtidos, venham serem aplicados em seus cotidianos.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Galera que faz Web Design.


Galera do Web Design.


Parabéns aos alunos que fazem o curso de Web Design. O negócio é isso mesmo, se profissionalizar, para enfrentar o mercado de trabalho, que exige pessoas qualificadas, e eficientes que estão sempre bem antenadas com o conhecimento. Jovens que são o futuro do nosso município...Vale muito apena abrir mão de algumas diversões para estudar, que cada um saiba aproveitar o máximo desse curso, para assim aplicar no seu cotidiano social e profissional. Parabéns ao Instituto Dom Moacyr,e todos que formam esse grande processo de desenvolvimento em Capixaba...


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Visita legal, Valeu Deputado!



No último final de semana antes de viajar, o deputado estadual, Eduardo Farias marcou presença, em uma reunição partidária no município de Capixaba, onde agradeceu pelo 113 votos que obteve do povo capixabense na última eleição, e falou de suas prioridades políticas, para todo o estado e em especial para Capixaba. Estiveram presentes presidentes de várias associaçães, diretores de escola, professores, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais e as mulheres da cooperativa de doce,  entre outras figuras políticas do município. ...não faltou aquele churrasco...tudo isso em pleno domingo...isso que é disposição. Valeu Deputado!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Haitianos acharam o caminho.

                                                                                    
   Haitianos acharam literalmente o caminho!
                                                               Não foi o caminho de reconstrução do seu país, do desenvolvimento tecnológico, da cura para as doênças contagiosas, como a cólera e a aids, ou o caminho do combate a fome...Não.
Acharam mesmo  foi o caminho do Brasil, mais precisamente do município de Brasiléia e Epitaciolândia, é  tanto imigrante que se fosse em Capixaba dava até pra eleger um vereador. Pois é 200 pessoas já é um número bem significante...Acredito que eles vão usar a estrada do pacífico só para chegarem em Rio Branco...é ainda  não encontrei nem um haitiano, nas ruas de Capixaba, sabe como é interior, todo mundo sabe quem é quem...

É preciso preservar.



   A questão de preservar o meio ambiente, é uma questão de sobrevivência, tanto para nós no presente quanto para as gerações futuras. É importante a conscientização das nossas ações cotidianas, preservar é sobre tudo utilizar os recursos naturais de maneira sustentável, economicamente viável,socialmente justo,e ecologicamente correto e cultulramente aceito.

(foto:Eunice franklin)

 Capixaba hoje em seu território rural boa parte é composto por projetos de assentamentos (PA), assim distribuídos temos: PA São gabriel, que em sua maioria é composta por pecuáristas, PA Zaquel Machado e PA Alcoolbrás que em sua maioria são propriedades de 14 á 16 hectares, onde predomina a agricultura a piscicultura e pequenas criações de animais, a floresta em sua maioria já foi devastada. Temos o PAE São Luis do remanso, onde são grandes áreas de terras em sua maioria  floresta virgem e preservada que predomina o extrativismo vegetal  e agricultura tradicional, e do outro lado do rio acre temos o seringal vila nova e remanso grande, onde parte dela pertence a reserva Chico Mendes,são grandes extensões de terras cobertas de matas nativas e cheias de biodiversidade, tanto a  fauna quanto a flora é exuberante. Mais fiz este breve relato para dizer o quanto é preoculpante ver que a cada ano o homen vai modificando o meio em que vive , e se não souber preservar o que ainda temos, com certeza alguns anos no futuro o relato pode ser bem assutador...Há  motivos para preservar.
(foto: Eunice Franklim)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Comunidades ribeirinhas que superam desafios.

                                                     
  
Capixaba em sua maioria populacional pertençe a zona rural.(70%). Em 2010 tive o privilégio de prestar serviço para o IBGE, exercendo a função de supervisora e fazendo a cobertura das comunidades ribeirinhas que moram as margens do rio que leva o nome do meu estado  acre. Os desafios que  são superados por algumas comunidade mais distantes são grandes. Existem muitas crianças que andam horas para chegar na escola, outros são conduzidos em meios de transportes fluviais enfrentando os mais diversos riscos. Alguns moradores passam de meses isolados das cidades, vivendo em uma agricultura de subsistência, e utilizando os recursos que a natureza disponibiliza. Em um cenário de muita fauna e flora e um ar puro agradável, inspira e remete-nos há uma  paz...claro com muito repelente... mais o que existe de melhor são as pessoas, muita gente bonita, acolhedoras, alegres e inteligentes...que dão muito valor ao que têm e são felizes com as coisas simples da vida superam-se sempre. E você tá reclamando do quê? Saiba aproveitar as oportunidades que surgem para você, conserve o que você ama,pois todo mundo é capaz de superar qualquer fase difícil da vida...




Livre arbítrio religioso.


                                        (culto religioso em Capixaba Ass. de Deus Madureira)
   A liberdade religiosa é algo garantido pela nossa constituição. O respeito a diversidade religiosa deve ser mantido, pois a democracia precisa reinar plenamente em nossos atos e posicionamentos.
   O fato é que todos buscam algo especial, sobrenatural ,que nos faça sentir eternos, a busca do ser humano é constante em preencher um vazio na alma, que nada material preenche, somente  espiritual, vai além do que os nossos olhos podem ver, mais que podemos sentir plenamente.
   Precisamos de Deus,do criador...quando criamos
algo conseguimos entender toda sua dinâmica e estrutura, de maneira ampla...Deus te fez, ele entende você, mais do que você própio, compreende e te recebe com uma grandeza muito além do que possa imaginar,é inexplicável.
  Uns crêem outros não, isso é livre arbítrio.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amantes do esporte.

                                                         (foto eunice franklim)
    Que praticar algum tipo de esporte e sair do sedentarismo, faz bem para corpo e para mente, todo  mundo sabe. No entanto muitos se deixam levar pelo comodismo, e perdem uma grande chance, de liberar uma substância chamada endorfina, que proporciona um estado de espírito agradável, melhora a memória, e proporciona uma sensação maravilhosa de prazer.
    Aqui em Capixaba tem uma galera que entende isso direitinho, não abre mão de uma caminhada, outros preferem a bike, uo aquela pelada no fim da tarde...o legal é que praticam algum tipo de esporte.
   E você vai continuar parado?
   É claro que não. Então não perca tempo, escolha  hoje mesmo o esporte que mais lhe agrada...e bola pra frente!!!

Um futuro promissor.

                                                                (sobrinha da titia)
    Esta criança não sabe mais será o futuro deste município, deste estado,deste país. E nós que entendemos isto temos a responsabilidade de exercer nosso papel de cidadão, da melhor forma possível. O futuro só será promissor, se cada um de nós fizer  o seu melhor hoje. Seja no trabalho, na igreja, ou em qualquer lugar que ocupamos na sociedade. Formar um cidadão é conscientizar alguém a ter um espírito humanitário, voltado para o próximo, sobretudo lutar por aqueles que estão excluídos da sua principal posse, a de ser um verdadeiro cidadão de fato e de direito.
    Capixaba tem um futuro promissor de crescimento em todos os aspéctos, mais nunca devemos esquecer de preparar este futuro.
    Devemos plantar boas sementes, em terras férteis e regar com muito amor e carinho para que floresça e produza maravilhosos frutos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uma ida no teatro plácido de castro em Rio Branco.


A turma do curso técnico em administração já está se mobilizando para marcar presença no teatro estadual Plácido de Castro em Rio Branco ac, na próxima segunda feira dia 28 de fevereiro. Os educandos vão ter a oportunidade de agradecer ao instituto Dom Moacyr e toda equipe que forma esse grande processo de formação profissional, parabenizando a todos do E-tec Brasil, pela oportunidade gerada.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Rodeio 2011.


                                              (foto abertura do rodeio em capixaba)    
                       
    Para quem gosta de investir e ganhar dinheiro não pode deixar de se programar para os dias festivos de Capixaba, pois a cidade recebe muito visitantes de diversos municípios e com isso gera um capital bem significante, tanto nos comércios locais de confecções, quanto nos comércios alimentícios, cria-se uma grande espectativa de lucro.
   Vamos lá grandes e pequenos empreendedores oferecer produtos de qualidades aos nossos munícipes e aos nossos visitantes.

Muita gente bacana.


Além de você se divertir, tem a oportunidade de conhecer pessoas legais e fazer novas amizades.

ExpoCapixaba.

(foto calvagada em capixaba)
   A   cavalgada pode ser  um passeio realizado por um grupo de cavaleiros. Uma cavalgada pode ser realizada por   motivos religiosos, cívicos ou para simples diversão, esse hábito é realizado por pessoas em todo o mundo.

    Em Capixaba é tradicional a calvagada com uma galera que gosta de agitação e diversão...este ano de 2011 promete!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tem festa de rodeio arrojada.

Galera que gosta de emoção, muita gente bonita, não pode perder os dias festivos, da mais tradicional festa de rodeio de Capixaba. Com certeza este ano terá a calvagada arrojada, com a galera que gosta de agitar Os shows,o povo da montaria, as ninas belíssímas com certeza vão deixar saudades, para os apreciadores.

Entretenimento.

        Capixaba não é só mais uma passagem para o pacífico, ela se destaca por seu charme acolhedor, disponibiliza de hotéis de qualidade, com lanchonetes, que oferecem gostoso lanches. Passe, pare e confira o que temos de melhor.

Geoglifos santa terezinha em Capixaba

Imagens aéreas de um dos geoglifos que Capixaba possui.
(foto aleac)

Geoglifo é uma grande figura feita no chão (geralmente com mais de quatro metros de extensão), em morros ou regiões planas. Sua construção pode se dar pela pela disposição organizada de sedimentos (como pedras, cascalho ou terra), criando um desenho em relevo positivo, ou pela retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo. Em ambos os casos a formação da imagem se dá pelo fato de que a região trabalhada se destacará do solo natural do local, formando o desenho.
Recentemente, geoglifos foram descobertos na Floresta amazônica  do Brasil, o que traz novas indagações sobre as civilizações que podem ter habitado a área no passado
No Brasil os geoglifos podem ser encontrados nos estado do Acre, Rondônia e Sul do Amazonas. Descobertos durante uma varredura arqueológica na Amazônia, pelo arqueólogo Ondemar Dias, nos últimos anos descobriu-s euma quantidade muito maior, e com outras figuras, além das circulares. São circulos, quadrados, octógonos, dentre outras formas. Com o avanço das pesquisas, percebeu-se que estas formas estavam associadas, em sua maioria, a outros vestígios para além dos formatos
Geoglifo é uma figura feita em morros ou regiões planas, de maneira que é melhor visualizada do alto, como por exemplo visto de um avião, helicóptero ou balão. Algumas podem ser vistas do solo e outras não.
pt.wikipedia.org/wiki/Geoglifos

É muito interessante saber que há uns 500 metros da minha casa tem um geoglifo, isso é legal.






Uma pecuária forte e deliciosos queijos.

                                                            Capixaba tem se desenvolvido a passos largos o crescimento chegou tanto na zona urbana, quanto na zona rural. A cidade a cada dia se evolui, dos 8.810 habitantes 70% é zona rural, e hoje a cidade é cercada por pequenos e grandes pecuaristas, além de disponibilizarmos de uma carne de qualidade o preço é bem acessível. Mais não posso deixar de falar dos deliciosos queijos que é possível saborear, basta uns quilômetros de Capixaba e se percebe os anúncios. VENDE-SE QUEIJOS. Não é porque sou daqui, mais tem uns queijinhos muito bons.

Bolívia na divisa de Capixaba.


Galera há três quilômetros de Capixaba no ramal Brasil Bolívia você pode encontrar uma vila chamada maparro onde você vai encontrarar muitas diversidades de produtos, como brinquedos, etc bem boliveichom, é uma grande oportunidade pra quem não conhece o município, além de conhecer irá fazer á festa com a família, as crianças vão fazer a festa...deixo aqui a dica. Venham confiram e faça a economia. Só não vale comprar além da conta rs.

Uma galera que gosta de se profissionalizar.

 
     Atualmente no município tem uma galera muito bacana que está sempre em busca de conhecimentos, estamos sempre nos reciclando,atualmente disponibilizamos de dois cursos oferecidos pelo institutu Dom Moacyr, o tecnico em serviços públicos e o técnico em administração. O fato é que quem souber aproveitar a oportunidade vai sair preparado para uma nova fase da sua vida profissional. Então povo boa sorte para todos e nem pensem em parar no meio do caminho...O conhecimento faz a diferença!

Um povo politizado

                                               foto da última eleição estadual(Lidia franklim)
           Um dos fatores bem interessante do município com certeza são as pessoas, além de serem acolhedoras a maioria são bem politizadas, ou seja conscientes de seus direitos e deveres políticos, isso com certeza é um fator que facilita o desenvolvimento do município, pois uma população consciente é capaz de revolucionar e optar em ótimas escolhas tanto profissionais quato políticas...

Um público evangélico significante.

                                               Foto do último Aviva Capixaba(Lidia franklim)

    O município de Capixaba tem uma população de 8.810 mil habitantes segundo fontes do último censo demográfico (IBGE). Dentre esta população existe um público bem significante de evangélicos, considerando as muitas igrejas que existem. Todos os anos na festa do município é dedicado um dia em especial para comunidade cristã, reunindo grandes multidões com atrações gospel. E neste ano de 2011 creio que não será diferente, pois as perspectivas estão grandes por parte deste público, tendo em vista que no último ano veio ninguém menos que Daniel e Samuel.
      O fato é que a participação dos evangélicos não pode ficar de fora da famosa festa de Capixaba...ExpoCapixaba.